segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

24-01 Complexo da Rocinha

Sala de espera e recepção do CAP III
Hoje visitamos, em mais um dia de trabalho, pela primeira vez, o Complexo de Saúde da Rocinha. Um local diferente de todos que visitamos até o momento, um complexo composto por uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) e uma Clínica da Família. Esses três "pilares" agem de forma integrada, fazendo uma ligação entre as unidades,possibilitando ao usuário que tenha a atenção pscicosocial,  a atenção primária e o pronto atendimento.
Adicionar legenda


Vimos uma realidade que, muitas vezes, se apresentava surpreendente mas, ao mesmo tempo preocupante. Identificamos que a sociedade da Rocinha não é feita apenas de problemas, como tiroteios, mortes e falta de estrutura, mas sim que todo este processo de conhecimento e ajuda, está ainda em construção o que se estende para esta unidade do SUS inaugurada a pouco tempo. E que diferentemente da clínica da família Hans Dohmann, se apresentou sempre com movimento e muitos atendimentos.

Isso deve se tornar visível, tanto a população que vive na rocinha, quanto para a que não vive e para os políticos. Assim, todo esse processo que está se tornando cada vez mais estruturado e sólido pode ser replicado em outras comunidades, assim levando saúde para todo o Rio de Janeiro.

Trabalhos manuais realizados pelos usuários do CAPS III 



Corredor do CAPS III

Trabalhos realizados pelos usuários do CAPS III

Nenhum comentário:

Postar um comentário