sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

19-01 Vivência Hans Dohmann



Neste dia visitamos a clínica Hans Dohmann novamente, mas desta vez não apenas para conhecer o sistema e a sua funcionalidade, mas sim, para acompanharmos um profissional e conhecer o seu cotidiano dentro da clínica da família e comunidade .

Como dito no post anterior, a turma foi dividida em 4 grupos de 4 componentes cada um, desta maneira os alunos também foram direcionados com o mesmo grupo para as visitas. Este grupo ficou composto por duas estudantes de odontolodia (Débora e Clarissa), um de saúde coletiva (Fabiano) e um da fisioterapia (Marco). Sendo desta forma, fomos direcionados a acompanhar o odontólogo Leonardo durante o seu trabalho do dia.

No começo fiquei muito angustiado pelo motivo de não estar vivenciando experiências ligadas diretamente a minha profissão (fisioterapia). Mas após um tempo, comecei a avaliar desde a intervenção do dentista com o usuários, os locais onde o profissional se submetia a trabalhar e até como ele se portava durante os atendimentos, do ponto de vista ergonômico, avaliando-o e identificando posturas que poderiam prejudicar o seu trabalho em longas jornadas.

Com esta vivência pude me dar conta que o sistema é multidisciplinar e mesmo o  fisioterapeuta não estando presente na atenção básica, ele pode atuar na prevenção de DORT, criando uma horizontalidade de profissionais e usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário